sábado, 28 de fevereiro de 2009

Atelier de Escrita Criativa "Escrevinhar" - 4ºE

Participámos no Atelier de Escrita Criativa promovido pela professora Elisabete Marques com a colaboração de alguns dos seus alunos das turmas dos oitavos anos (A, B e C). Foi uma actividade muito interessante. Gostámos muito de brincar com as letras dos nossos nomes, criando imagens , imaginando histórias de uma forma muito criativa e bastante diferente da escrita que habitualmente praticamos. Foi divertido imaginar, criar e sonhar com letras, palavras, imagens...





sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

As nossas pesquisas - PAÍSES DA EUROPA (4º E)

Temos "navegado" bastante para descobrirmos e sabermos mais sobre o nosso continente e os países que o constituem. Estes são alguns dos trabalhos que apresentámos esta semana aos nossos colegas partilhando saberes e conhecimentos.

Trabalho sobre a Alemanha elaborado por: Salomé Manuel


Trabalhos sobre Montenegro e sobre a Grécia elaborados por: Cristian Mulear


Trabalhos sobre a Rússia e sobre a Polónia elaborados por: Rodrigo Carvalho


Trabalho sobre a Turquia elaborado por: Cristian Mulear



Folheto sobre a Finlândia elaborado por: Tiago Martins



A NOSSA CIDADE


Fizemos pesquisas sobre a nossa cidade. Os trabalhos foram feitos em grupos ou individualmente e apresentamos aqui um resumo do que mais importante foi dito na sua apresentação.


Ficámos a saber coisas muito importantes sobre a sua evolução como agregado populacional desde as suas origens até aos dias de hoje. A 21 de Agosto de 1911, Vendas Novas vê reconhecida a sua importância com a passagem a vila. A 7 de Setembro de 1962 deu-se a criação do respectivo concelho. A 20 de Maio de 1993 Vendas Novas é elevada á categoria de cidade.


O concelho de Vendas Novas é constituído por sete aglomerados urbanos: Vendas Novas, Landeira, Bombel, Afeiteira, Piçarras, Nicolaus e Marconi. A população total, segundo os últimos dados é de 11619 habitantes.
No sector terciário os serviços são o ramo predominante. No sector secundário têm particular importância na economia concelhia o sector automóvel, as empresas corticeiras e as de moagem/panificação.O sector primário é o que emprega menor volume de mão-de-obra; neste sector a actividade predominante é a silvicultura, ocupando o montado de sobro 67% da área arborizada. Na agricultura a cultura cerealífera, as forragens e o tomate são as produções com maior importância . Saliente-se ainda a pecuária como importante componente da economia do concelho.O feriado municipal é dia 7 de Setembro, comemora a elevação da localidade a concelho.Realizam-se por ano duas feiras, uma no terceiro domingo de Maio e outra em Setembro.A cidade de Vendas Novas é um dos maiores aglomerados populacionais do distrito de Évora. Aqui existem vários serviços como: Centro de saúde, Bombeiros Voluntários, GNR, Biblioteca, Auditório, Super-mercados, Rádio Granada, Câmara Municipal, Junta de freguesia, Escolas, Colégio, Actividades de Lazer, Igrejas e um Museu. O seu clube é o Estrela Futebol Clube de Vendas Novas.
As casas são em geral habitações unifamiliares em vivendas ou em prédios pouco altos. As ruas são largas e modernas com quase sempre dois sentidos de trânsito.
Vendas Novas tem vindo a crescer muito nos últimos tempos por causa da sua localização e de várias iniciativas que têm favorecido o emprego e a habitação.
Nós temos orgulho em ser vendasnovenses!


Os alunos do 4.º A (Escrito por Ana Isabel, Catarina e Mélanie)









quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Teatro (4ºC)

No dia 20 de Fevereiro viemos mascarados para a Escola. Desfilámos até ao Auditório com todos os nossos colegas do 4º ano, onde assistimos a uma peça de teatro que nos fez recordar o que tínhamos estudado sobre D Afonso Henriques.



Máscaras (4ºC)

Em conjunto com a nossa Professora e a Professora de Música, escolhemos as máscaras, pintámos e recortámos. Vejam como estamos bonitos:





Trabalhos individuais e de grupo (4ºC)

No dia 19 de Fevereiro apresentámos os nossos trabalhos individuais e de grupo sobre a nossa cidade de Vendas Novas e alguns dos países da União Europeia.

Gostamos muito de fazer trabalhos de pesquisa e de os apresentar aos nossos colegas e à Professora.












Árvores dos abraços (4ºC)

As nossas árvores dos abraços:



















domingo, 22 de fevereiro de 2009

APANHADOS A LEITURAR - 4º ANO B
















OS 4ºs ANOS FORAM AO TEATRO, MAS FORAM MASCARADOS

FOMOS ASSISTIR A UMA PEÇA DE TEATRO NO AUDITÓRIO MUNICIPAL.

A PEÇA INTITULAVA-SE: "D. AFONSO HENRIQUES".

PARA ALÉM DE CONSOLIDARMOS OS NOSSOS CONHECIMENTOS, TAMBÉM NOS DIVERTIMOS MUITO.












4º ANO B




TRABALHO DE EXPRESSÃO PLÁSTICA







A ÁRVORE DOS ABRAÇOS.






TRABALHO REALIZADO COM A COLABORAÇÃO DAS ALUNAS DO 4º ANO B:



DANIELA ALDINHAS E MILENE MENAS

Resumo do livro:”A árvore dos abraços”

Era uma vez uma árvore igual às outras, mas em vez de dar frutos dava abraços.
Um dia apareceu um menino a chorar, porque ele vinha sempre com a sua mãe e esta contava-lhe histórias de ficção científica.
A árvore agarrou o menino e embalou-o até ele adormecer.
Quando o menino acordou viu muitos homens das obras que diziam:
-vamos fazer casas aqui.
O menino disse:
-Não podem fazer casas aqui! Esta árvore tratou de mim, coisa que ninguém foi capaz de fazer.
Depois vieram pessoas de todos os lados e fizeram uma muralha humana de modo a ninguém ser capaz de cortar a árvore.
Quando o menino foi pai, pediu à árvore que abraçasse os seus filhos da mesma forma que o tinha abraçado a ele.

RUI MODESTO 4º ANO B

A árvore dos abraços
A árvore dos abraços é uma árvore muito especial.
Um dia a árvore viu uma mãe e um filho sentados na copa.
E a árvore viu o menino a ir sozinho para perto dela, mas ele vinha a chorar, esperava pela mãe mas a mãe nunca mais apareceu, tinha morrido.
O menino chorava, chorava e a árvore também queria chorar com ele, mas não tinha lágrimas só tinha seiva.
O menino adormeceu nos braços da árvore, aconchegadinho, mas a árvore deu-lhe uma gotinha de seiva para o menino não ter sede enquanto dormia.
E o menino disse:
-A partir de hoje vais ser a minha mãe, és a melhor mãe que já alguém pode ter.
Um dia apareceu perto da árvore um senhor e o menino chegou e disse:
-O que é que o senhor está aqui a fazer?
-Eu? Eu vim cortar esta árvore.
E todos os que receberam um convite para serem abraçados pela árvore, fizeram um muro em volta da árvore e não a deixaram cortar.
Ela deixava os passarinhos fazerem seus ninhos.
Dentro do seu tronco viviam cinco duendes e uma fada, uma fada boa.
O menino cresceu, foi pai e com seus filhotes, foi e abraçou a árvore, a árvore que ele conheceu quando era pequeno.

Neuza Alexandra
Dia 17 de Fevereiro de 2009
4º Ano B

RESUMO DO LIVRO DA ÁRVORE DOS ABRAÇOS

Um dia um menino e sua mãe foram ler uma história debaixo de uma árvore. No dia seguinte o menino foi para debaixo da árvore a chorar, porque a sua mãe tinha morrido e a árvore queria-o ajudar mas não conseguia.
Então ela arriscou e com os seus ramos abraçou-o e o menino adormeceu. Para o menino não ter sede durante a noite deitou-lhe duas gotas de seiva na boca. Quando acordou ele viu máquinas e plantas de casas e o menino disse:
- Esta árvore a partir de agora será a minha mãe, porque soube cuidar de mim como ninguém mais soube.
Depois, as pessoas começaram a juntar-se e abraçaram-se à árvore, fazendo uma muralha humana e não deixaram cortar a sua amiga árvore. Passado dias puseram-se a vender bilhetes para receberem um abraço da árvore e a árvore morreu de tristeza, porque sentiu a desonestidade dos seres humanos.

O aluno: João Gomes. 4ºano B

O 4º ANO B CONTINUA COM A ÁRVORE DOS ABRAÇOS



RESUMO DO LIVRO DA ÁRVORE DOS ABRAÇOS

Era uma vez uma árvore normal como as outras e quando as pessoas iam passear nunca escolhiam aquela árvore. Uma vez uma mãe e um filho foram sentar-se em cima do seu ramo a contar histórias sobre bonecos de televisão e continuaram a ir lá todas as semanas, até que um dia o menino foi sozinho e a árvore pensou:
- Se calhar a mãe atrasou-se.
Mas não, a mãe nunca mais veio e a árvore sentiu-se triste, e também quis chorar com o menino, mas não tinha lágrimas. Então lembrou-se da sua seiva. A árvore queria dar-lhe um abraço mas tinha medo que o menino fugisse, mas arriscou. A árvore deu-lhe um abraço tão suave que o menino deixou cair a cabeça para o lado, porque adormeceu aconchegado. No dia seguinte apareceram homens com tudo o que era preciso para fazer obras e disseram:
- O que é que esta árvore está aqui a fazer?!
Esta árvore é a minha mãe! Disse o menino.
A notícia espalhou-se e todas as pessoas queriam sentir os abraços e ao fim de algum tempo começaram a cobrar bilhetes, para as pessoas serem abraçadas pala árvore.
Depois a árvore secou e morreu, talvez de tristeza!

O aluno: Miguel Soares 4ºano B

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Palhaços e palhaçadas!


De mãos abertas para te receber !


Entra na nossa sala e vais conhecer...


... palhaçadas a valer!


São gargalhadas, são cambalhotas.


Somos nós numa grande risota!!
VIVA O CARNAVAL! - Os alunos do 4º E