quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Ontem fomos ao teatro...









Ontem fomos ao Teatro Politeama ver a peça "O meu Pé de Laranja Lima" encenada por Rui Luís Brás, do autor José Mauro de Vasconcelos.
O interior do teatro era muito bonito, principalmente um grande candeeiro que parecia ter pedras de cristal. As pinturas que vimos no tecto também eram muito bonitas apesar de precisarem ser restauradas.
Ficámos sentados na plateia mas para a próxima gostávamos de ir para a tribuna para vermos tudo lá de cima.
Antes do teatro começar ouvimos a voz de um senhor a avisar que não podíamos ter os telemóveis ligados, tirar fotografias ou filmar durante o espectáculo.
Esta peça deu-nos a conhecer uma história bonita mas bastante triste. A personagem principal era um menino de cinco anos chamado Zezé, que fingia ter seis. Era um menino pobre, um pouco mal educado, muito curioso, inteligente e acima de tudo muito inocente.
O Zezé pertencia a uma família pobre, o pai estava desempregado, a mãe trabalhava na casa dos ricos e tinha quatro irmãos. Passava o dia na rua, descalço a engraxar sapatos. Não ia à escola porque já sabia tudo o que a professora andava a ensinar e durante os seus passeios pelas ruas fez um grande amigo a quem chamava de "Portuga", que era uma das poucas pessoas que lhe dava atenção e carinho.
Quando mudou de casa porque os pais não pagavam a renda ao senhorio encontrou no seu quintal uma árvore ainda jovem ( O Pé de Laranja Lima) que por magia falava com ele.
Certo dia o menino ficou muito doente devido à grande tristeza que sentia pois o seu amigo tinha morrido num acidente de automóvel na linha do caminho-de-ferro e porque soube que queriam cortar a sua amiga árvore.
No final da história o pai do Zezé arranjou emprego, a árvore infelizmente foi mesmo cortada mas a família melhorou de vida.
Quando saímos do teatro, devido ao mau tempo não almoçámos em Lisboa, nem fizémos o passeio na zona de Belém (Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém) como estava previsto.
Foi no Forum Montijo que comemos, andámos de escadas rolantes (alguns de nós ainda nunca tinham andado), fizémos construções com legos, andámos num carrossel e brincámos num parque infantil.
Foi uma visita de estudo muito divertida e bastante interessante!

Texto colectivo dos alunos do 4ªE (05/02/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário